Tudo o que você precisa saber sobre beleza está aqui

quinta-feira, 19 de março de 2015

Preço X qualidade: o que define se um produto é bom?

Sempre que vou comprar algum cosmético penso se vale a pena investir mais ou menos dinheiro. Há produtos com valores para todos os bolsos. Mas será que o preço é o único fator que classifica a qualidade?

Certa vez vi um teste que uma jornalista fez com um creme hidratante super caro , para o rosto, em comparação com o Nívea da Latinha azul. O resultado me deixou bastante intrigada. Então resolvi escrever pra vocês sobre isso.

Abaixo algumas questões para se pensar e poder investir com inteligência seu dinheiro.

Muitas vezes os laboratórios utilizam substâncias de grande valor comercial. Isso pode de fato influenciar no  preço final. De maneira geral , os produtos muitos bons tem preço elevado. Porém, isso está longe de ser uma regra. Outros muitos fatores influenciam na hora de estabelecer o preço.

 O que refletir e avaliar sobre os produtos:

1) Nome da marca: esse fator altera e muito o preço final do produto. Um batom fabricado por uma grife terá o status agregando valor e aumentando consideravelmente o preço. Se te faz bem e pode pagar , compre. Mas convém avaliar se com o dinheiro que vai gastar em um só item , talvez possa comprar uma quantidade maior de outra marca. E muitas vezes o produto de grife não é de ótima qualidade. Só a marca não garante isso.



2) Embalagem: as embalagens são outro fator que podem influenciar no valor do produto, sem necessariamente estarmos falando de qualidade. Tampas de metal , vidro e outros materiais mais caros agregam valor e encarecem o cosmético. Além disso, podem muitas vezes servir como uma forma de disfarçar a quantidade de produto que você está comprando. Observe a quantidade e não o tamanho da embalagem.

Primer Loreal, embalagem de vidro que dá a impressão de maior quantidade de produto, além de encarecer por ser uma embalagem mais luxuosa.

3) Compromisso: Outro fator que define a qualidade de um produto é se ele cumpre o que promete. Um batom de acabamento matte, precisa ficar com essa aparência. Se ele prometer durar mais, então precisa durar mais. Apesar de sabermos que outros fatores influenciam nesse resultado.

Paleta Selfie, Too Faced. Promete uma espécie de filtro para fotos em pó. Li algumas resenhas e não vi qualquer diferença quando aplicada, 


4) Pigmentação : No caso de maquiagem , a pigmentação conta muito na hora de definir a qualidade do produto. Mas não é só ser muito pigmentado ou não. Esse tem relação direta com outros fatores já listados. Repare sempre na proposta  da marca para o produto. Exemplo: Base de cobertura leve. Não espere que cubra todas as imperfeições. Isso não a desqualifica. A proposta era ser leve mesmo.

Mac base, Face and body, promessa de cobertura leve a média. 


5) Aplicabilidade: Esse acho muito importante considerar. O produto precisa ser fácil de usar e ter um bom acabamento para ser considerado de qualidade. Vejo muitas meninas reclamando de alguns batons de acabamento matte que acabam craquelando. Ou ainda de sombras de que são lindas , super pigmentadas, mas não esfumam fácil. Pode ser de uma marca muito boa, mas se isso acontece, no fim das contas não é um produto tão bom assim. Numa mesma coleção, da mesma marca, pode acontecer de algumas cores serem ótimas e outras nem tanto.

Batom MAC Ruby Woo, acabamento Matte. Muitas amam pela sua intensa pigmentação e outras tantas reclamam que é tão sequinha a fórmula que craquela. 


6) Benefícios: Um produto de qualidade além de cumprir a função, pode trazer outros benefícios. Pode ser hidratante, redutor de linhas de expressão, etc. O que não pode de jeito algum é trazer algum dano. Alergias, ressacamento da pele , dentre outros, desqualificam e acabam  comprometendo a qualidade da fórmula.

7) Durabilidade: pode ser que o produto tenha uma quantidade pequena, mas você vai conseguir usar diversas vezes. Não é o tamanho ou a quantidade que vai definir isso. Se for de qualidade, vai conseguir uma maior durabilidade do produto.
Cílios postiços de pelo de mink, Velour Lashaes. Custam em média 30 doláres, mas você pode usar mais de 20 vezes. 



 No fim das contas o produto pode ser bom para umas pessoas e não tão bom para outras, Fatores como o clima do lugar, o tipo de pele e suas preferências pessoais podem influenciar no resultado do produto quando você usa. Peça amostras grátis, pesquise opiniões, ou experimente mesmo na loja. E lembre que ser caro não é sinônimo de qualidade e o barato não será sempre vagabundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário